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Inspeção e troca de embreagem
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Embreagem (português brasileiro) é o
mecanismo utilizado nos automóveis para
transmitir a rotação do volante do motor
para as engrenagens da caixa de velocidades
que, por sua vez, irá desmultiplicar essa
rotação (consoante a engrenagem - ou mudança
- selecionada) e transferi-la para o
diferencial através do eixo. A transmissão
entre o volante, fixado por meio de
parafusos à cambota, e a caixa de
velocidades dá-se através da pressão do
disco de embreagem, um disco delgado de aço
de elevada tenacidade cujas faces estão
revestidas com um material de fricção,
contra o volante do motor. Quando o disco
está fixado contra o volante, a força de
aperto deverá ser suficientemente grande
para não permitir deslizamentos entre as
duas superfícies - patinagem. O disco, na
sua posição natural, é apertado contra o
volante através do prato de pressão. Com a
pressão do pedal da embreagem, as molas (ou
outro sistema de pressão, como a embreagem
de diafragma) aliviam a pressão do prato,
suprimindo o contato do disco com o volante
e, consequentemente, interrompendo a
transmissão de força motriz para a caixa de
velocidades. É de salientar que, neste
momento, ocorre uma gradual dessincronização
entre a rotação da cambota e o veio primário
da caixa de velocidades.
Por vezes os condutores optam por mandar
reforçar a embraiagem de forma a suportar
binários maiores e dessa forma aumentar a
sua longevidade. Este reforço pode ser em
cerâmica ou kevlar e é muito utilizado em
carros alterados tuning.
Tipicamente uma embreagem é mudada entre os
120.000Km e 180.000Km, mas dependendo do
estilo de condução poderá gastar-se ao fim
de apenas 40.000Km. Por vezes, também é
necessário substituir o volante motor.
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