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Inspeção e troca da suspensão
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Sem as molas e os amortecedores que permitem
a movimentação controlado do sistema, o
desconforto seria muito grande,
principalmente em pisos irregulares. Isso
sem falar na vida útil do veículo, que
diminuiria muito com os fortes impactos
sofridos. Com os impactos transferidos para
o veículo, há sofrimentos tanto do usuário
como para o automóvel.
No automóvel podem vir a causar trincas na
sua estrutura, que praticamente
comprometeria todo o veículo.
Outro problema seria aqueles incômodos
ruídos do painel do automóvel, que com a
vibração e os impactos sofridos,
aumentariam.
Molas e amortecedores trabalham em conjunto.
A mola absorve os impactos sofridos pelas
rodas e os amortecedores seguram a sua
distensão brusca, evitando oscilações no
veículo.
Nos veículos leves, a maioria das suspensões
utilizam a mola helicoidal, que é formada
por uma barra de aço enrolado em forma de
espiral. Existem também outros tipos de
molas, como as barras de torção (utilizado
nos veículos VW como o Fusca, a Brasília,
etc) e as semi-elípticas (utilizadas em
veículos de carga).
A mola helicoidal pode trabalhar tanto na
dianteira como na traseira do veículo. Seu
posicionamento na suspensão depende da sua
construção e estrutura. Entre os tipos de
suspensões mais utilizadas no Brasil estão
as do tipo Mc Phearson e as de duplo
triângulos, ambos suspensões independentes.
Suspensão independente
Suspensão independente é aquela que cada um
dos lados estão ligados às rodas de forma
independente, ou seja, se uma roda passar
por um desnivelamento, somente ela será
deslocada, não modificando o posicionamento
da roda oposta. Já uma suspensão rígida,
também chamado de ponte ou eixo rígido, as
rodas estão ligadas diretamente por meio de
um eixo. Se uma das rodas se deslocar devido
a um desnivelamento, a roda oposta também
irá se deslocar.
Os pinos esféricos ou pivôs da suspensão são
pinos articulados que prendem o cubo da roda
à suspensão. Os pivôs de suspensão fazem a
ligação entre as partes suspensas (chassi,
carroceria) e as partes não suspensas
(telescópico, manga de eixo, cubo de roda).
Eles recebem grandes cargas e esforços
durante a aceleração, frenagem e curvas, e,
em alguns casos, também suportam o peso do
veículo. Os pivôs possuem uma coifa de
proteção que impedem que poeiras ou qualquer
tipo de material estranho penetre no
alojamento da esfera de articulação. Isso
evita o desgaste prematuro do componente e a
sua quebra.
A quebra de um pivô consiste no desligamento
do cubo de roda à suspensão. Com o veículo
em movimento, poderá causar sérios
acidentes. Normalmente, com a quebra do pivô
a roda cai. O braço de suspensão ou a
bandeja permite a articulação das rodas na
suspensão.
Em veículos que utilizam bandejas na
suspensão, o seu papel é idêntico aos
braços, só o seu formato é que muda, pois,
normalmente tem aspecto triangular. As
bandejas ou os braços de suspensão
articulam-se em juntas de metal-borracha
chamadas de silent-block, também conhecidas
como buchas de bandeja. As mesmas devem ser
substituídas quando apresentarem desgaste,
pois, além de provocar folgas na suspensão,
ainda provocam ruídos indesejáveis.
É aí que entra a função dos amortecedores.
Eles limitam as oscilações, frenando a
abertura e fechamento da suspensão, tornado
a dirigibilidade muito mais segura e
estável.
Com o tempo, é normal que estas buchas se
danifiquem. Caso isso ocorra, as mesmas
devem ser substituídas por novas junto com
suas braçadeiras.
Amortecedor
Os amortecedores podem ser de três tipos, o
convencional, o pressurizado e o eletrônico.
O amortecedor convencional ou amortecedor
hidráulico é constituído por um conjunto de
pistão e válvulas, fixado a uma haste que se
move dentro de um tubo com óleo específico
para altas temperaturas e pressões. As
válvulas regulam a passagem do óleo,
controlando a velocidade da haste.
Barra estabilizadora
As barras estabilizadoras evitam a
inclinação da carroceria em demasia durante
as curvas a fim de não se perder
estabilidade. O estabilizador constitui-se
de uma barra de aço curvada em forma de "U"
e é instalada transversalmente no veículo em
suspensões independentes.
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