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Inspeção e troca de tambores de
freio
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Sendo o freio um mecanismo que converte a
energia do movimento em calor através do
atrito é o tambor uma das partes
responsáveis pela dissipação do calor gerado
durante a frenagem, este tem papel
preponderante no desempenho do freio.
QUALIDADES DE UM TAMBOR DE FREIO
Para limitar o aumento da temperatura no
freio a tambor, é necessário que o calor
produzido durante a frenagem se dissipe
rapidamente na massa de material do tambor
de freio e se transfira imediatamente ao ar
ambiente. O tambor de freio deve ter
suficiente condutibilidade térmica e deve
ainda resistir à fadiga causada pela
diferença de temperatura entre a superfície
interior e a exterior. A superfície interna
do tambor serve de contato para a lona de
freio. Para uma frenagem eficiente, é
necessário que este contato seja superior a
90% da área de trabalho da lona.
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RECOMENDAÇÕES GERAIS
1 - Substitua os tambores de freio quando
atingirem o diâmetro máximo permitido. A
retífica do tambor de freio deve ser
realizada sempre nos dois tambores de um
mesmo eixo; isto quer dizer que os diâmetros
dos tambores de freio devem ser iguais entre
si. O tambor de freio suporta durante as
frenagens altas temperaturas e esforços
mecânicos extremos. O uso de tambor de freio
com diâmetro acima do máximo permitido
poderá ocasionar sérios problemas, como:
A - Maior possibilidade de superaquecimento
dos freios devido à menor quantidade de
material;
B - Menor resistência mecânica da peça,
podendo ocorrer ovalização, trincas ou até
mesmo a quebra total do tambor de freio;
2 - Choques mecânicos como marteladas ou
quedas podem causar ovalização nos tambores,
provocando trepidação no pedal de freio
durante a frenagem;
3 - Na troca das lonas, substitua ou
retifique os tambores de freio;
4 - Troque sempre os tambores e as lonas de
freio do mesmo eixo;
5 - Lave os tambores de freio com
desengraxante antes de montá-los no veículo;
6 - Evite contaminar a superfície de atrito
do tambor e das lonas de freio com graxa ou
fluido de freio durante o manuseio, pois a
presença destas impurezas reduz o atrito
entre as lonas e o tambor, tornando a
frenagem ineficiente;
7 - Freadas contínuas ou carregamento
impróprio do veículo causam o
superaquecimento dos freios, comprometendo
sua performance;
8 - Verifique o sistema de freio a cada
5.000 km.
Entre em contato com a IPAFREIOS e
agende uma inspeção CHECK LIST
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