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Inspeção e troca de discos de freio
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Fixado na roda do veículo, o disco de freio
tem a função de reduzir o movimento
giratório da roda ao receber o atrito das
pastilhas.
Durante a frenagem o disco de freio suporta
altas temperaturas e esforços mecânicos
extremos. O uso de discos de freio com
espessura abaixo da mínima especificada pelo
fabricante do veículo poderá ocasionar
sérios problemas, como:
1- Maior possibilidade de superaquecimento
dos freios devido à menor quantidade de
material; 2- Menor resistência mecânica da
peça, podendo ocorrer empenamento, trincas
ou até mesmo a quebra total do disco de
freio; 3- Travamento do êmbolo da pinça de
freio. Quando houver troca ou retífica dos
discos de freio estas devem ser efetuadas
nos dois discos de um mesmo eixo. A medida
para retífica de discos de freio não poderá
ultrapassar 0,5mm de cada lado do disco e
deve-se observar também as indicações de
espessura mínima.
As pastilhas de freio são trocadas
geralmente muito tarde, sendo que deve ser
efetuada a sua troca no máximo quando a
espessura do material de atrito atingir
2,0mm, e mesmo no caso de desgaste desigual,
todas as pastilhas de um mesmo eixo devem
ser substituídas.
Os danos decorrentes da não substituição das
pastilhas de freio podem levar, entre outros
problemas, a um desgaste excessivo do disco
de freio e à sua conseqüente inutilização.
Portanto, a cada troca de pastilhas de
freio, as superfícies do disco de freio
devem ser verificadas quanto ao seu
desgaste.
Entre em contato com a IPAFREIOS e
agende uma inspeção CHECK LIST
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