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Troca de óleo de motor
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Faça a
troca de óleo lubrificante na IPAFREIOS,
ajude a natureza e seu bolso, pois o óleo é
colocado no motor por meio de bombas
propulsoras possibilitando colocar a medida
(volume) certo de óleo, gerando um valor
menor a pagar e evitando sobras de óleo e
descarte de plásticos(lixo) no meio
ambiente.
Os óleos lubrificantes são substâncias
utilizadas para reduzir o atrito,
lubrificando e aumentando a vida útil dos
componentes móveis das máquinas.
Os óleos lubrificantes podem ser de origem
animal ou vegetal (óleos graxos), derivados
de petróleo (óleos minerais) ou produzidos
em laboratório (óleos sintéticos), podendo
ainda ser constituído pela mistura de dois
ou mais tipos (óleos compostos).
Características
As principais características dos óleos
lubrificantes são a viscosidade, o índice de
viscosidade (IV) e a densidade.
A viscosidade mede a dificuldade com que o
óleo escorre (escoa); quanto mais viscoso
for um lubrificante (mais grosso), mais
difícil de escorrer, portanto será maior a
sua capacidade de manter-se entre duas peças
móveis fazendo a lubrificação das mesmas.
A viscosidade dos lubrificantes não é
constante, ela varia com a temperatura.
Quando esta aumenta a viscosidade diminui e
o óleo escoa com mais facilidade. O Índice
de Viscosidade (IV) mede a variação da
viscosidade com a temperatura. Quanto maior
o IV, menor será a variação de viscosidade
do óleo lubrificante, quando submetido a
diferentes valores de temperatura
Densidade indica a massa de um certo volume
de óleo a uma certa temperatura, é
importante para indicar se houve
contaminação ou deterioração de um
lubrificante.
Óleos para motores - Classificações
Para facilitar a escolha do lubrificante
correto para veículos automotivos várias são
as classificações, sendo as principais SAE e
API.
Classificação SAE: estabelecida pela
Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos
Estados Unidos, classifica os óleos
lubrificantes pela sua viscosidade, que é
indicada por um número. Quanto maior este
número, mais viscoso é o lubrificante e são
divididos em três categorias:
Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W,
25W
Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE
20W-40, 20W-50, 15W-50
Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que
significa inverno.
Classificação API: desenvolvida pelo
Instituto Americano do Petróleo, também dos
Estados Unidos da América, baseia-se em
níveis de desempenho dos óleos
lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do
qual a máquina estará sujeita. São
classificados por duas letras, a primeira
indica o tipo de combustível do motor e a
segunda o tipo de serviço.
Os óleos lubrificantes para motores a
gasolina e álcool e GNV (Gás natural
veicular) de 4 tempos atualmente no mercado
são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ
é superior ao SH, isto é, o SJ passa em
todos os testes que o óleo SH passa, e em
outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua
vez é superior ao SG, assim sucessivamente.
Os óleos lubrificantes para motores a
gasolina 2 tempos, como os usados em
motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho:
API TA, TB e TC.
A classificação API, para motores diesel, é
mais complexa que para motores a gasolina,
álcool e GNV, pois devido às evoluções que
sofreu, foram acrescentados números, para
indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a
que se destina o lubrificante.
Período de troca
Varia em função do perfil de uso kilométrico
do carro, sendo de 5 mil kilometros a 10 mil
kilometros.
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