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Arrefecimento
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O Sistema de arrefecimento é o sistema que
controla a temperatura do motor a explosão
de um automóvel. Nos automóveis mais antigos
existia somente a preocupação de se dissipar
o calor gerado pelo motor, mas nos atuais
devido ao gerenciamento eletrônico do motor
qualquer mudança na sua temperatura é
alterado a quantidade de combustível
injetado e o ponto de ignição. Portanto
quando o sistema de arrefecimento trabalha
na temperatura ideal o motor terá maior
durabilidade, menor desgaste e atrito, maior
economia de combustível, menos manutenção,
emitirá menos poluentes e aumentará seu
desempenho.
Componentes
Líquido de arrefecimento: uma mistura de
água e aditivo (coolant). Sua função é
efetuar a troca de calor, ele ganha calor
quando passa pelo motor a explosão e perde
calor ao passar no radiador.
Bomba: Bombeia o líquido de arrefecimento
fazendo circular no sistema, geralmente é
acionada pela correia junto com o
alternador.
Radiador (Automóvel): Quando o líquido de
arrefecimento passar por ele perde calor,
baixando a sua temperatura e
consequentemente a do motor.
Válvula termostática: Bloqueia ou desvia o
ciclo do líquido, para não passar pelo
radiador enquanto o motor não estiver à
temperatura de trabalho. Quando o motor
estiver na sua temperatura de trabalho a
válvula se abre permitindo a passagem do
líquido para o radiador. A válvula
termostática antiga possui acionamento
mecânico e em alguns automóveis já estão
sendo fabricados com válvula termostática
elétrica controlada pela central de injeção
eletrônica.
Sistema de passagem de ar forçado: Utilizado
para forçar a passagem de ar pelo radiador
quando o automóvel estiver em baixa
velocidade. O mais antigo é uma hélice
acoplada a bomba que gira em uma rotação
proporcional a do motor, nos mais modernos é
utilizado um eletro-ventilador (motor
elétrico com uma hélice) e em caminhões é
utilizado o mesmo sistema antigo com uma
embreagem (denominada Visgo) entre a hélice
e a bomba que diminui a velocidade da hélice
com temperaturas menores.
Mangueiras: Fazem as conexões entre os
componentes do sistema.
Sensor de temperatura: Informa a temperatura
do líquido de arrefecimento do motor para o
módulo de injeção eletrônica e/ou
indicadores de temperatura.
Tanque de Expansão: Contém o bocal de
abastecimento do líquido de arrefecimento e
permite o controle do nível do sistema.
Tampa do tanque de expansão: Contém válvulas
que permite o controle de pressão do sistema
Termo-interruptor:É responsável (nos
sistemas que o possuem) pelo acionamento do
eletro-ventilador em função da temperatura
do líquido de arrefecimento . Existe
sistemas de arrefecimento em que a unidade
de controle do motor recebe as informações
do(s) sensor(es) de temperatura e controlam
diretamente o(s) eletro-ventilador(es) , sem
a necessidade do termo-interruptor.
Válvula termostática: Controla o fluxo do
líquido de arrefecimento em função da
temperatura . Em alguns motores , pode
existir mais de uma válvula termostática ,
pela necessidade de mais de 2 fluxos
diferentes para o líquido de arrefecimento
(ex:Tecnologia FSI).
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